Conheça as propostas de Ricardo Alvarez
Proposta de apresentação de pontos principais para o Programa da candidatura Ricardo Alvarez, Deputado Estadual – PSOL.
Defesa da democracia e da liberdade, contra o projeto fascista de Bolsonaro.
A candidatura Ricardo Alvarez se apresenta ao legislativo estadual com forte presença na região do ABCDMRR. Mas entende que o embate nacional será pauta de grande relevância nessa eleição. Nesse sentido, nossa candidatura se coloca firmemente entre aquelas dispostas a derrotar o projeto fascista representado por Jair Bolsonaro.
O fascismo ameaça, não só a democracia e as liberdades fundamentais, como também põem em risco direitos duramente conquistados ao longo de anos de luta, e já consagrados em nossa legislação ou no entendimento do STF, como: a Lei Maria da Penha, as leis de proteção ambiental, o Estatuto da Criança e Adolescente, o direito de pessoas do mesmo sexo constituírem família, a tipificação do crime de racismo, a proteção das populações indígenas, a legislação trabalhista e outras.
Derrotar Bolsonaro e combater o fascismo é a tarefa número 1 de todas e todos que querem o bem do Brasil.
Por cidades justas, inclusivas e com moradia para todas as famílias.
A cidade é onde vivemos, trabalhamos, estudamos. É preciso que as políticas públicas considerem uma concepção de cidade inclusiva e com cada vez menos diferenças no acesso à serviços e direitos, entre as populações mais abastadas dos centros e as populações das áreas periféricas, empobrecidas pelo capitalismo.
Nesse sentido, propomos o fortalecimento das políticas de mobilidade urbana que atendam a população com qualquer tipo de dificuldade física de locomoção, elaboração de indicadores de qualidade para aperfeiçoar a acessibilidade e orientar a aplicação de recursos públicos, atenção às necessidades de idosas e idosos, segurança de crianças em idade escolar em trânsito pela cidade, serviço de ônibus que considere a necessidade da população e não apenas o lucro do empresário de transporte.
A falta de moradia digna permanece como um problema grave nas principais cidades de nossa região. A campanha e o mandato estadual de Ricardo Alvarez terão uma ação firme no sentido de buscar junto aos poderes da república (em ação conjunta com os movimentos populares de luta por moradia, como o MTST), recursos para programas de moradia popular, recuperação de áreas degradas, regularização de escrituras e respeito e atendimento às famílias que por necessidade moram em áreas de risco.
Emprego, renda e um projeto de desenvolvimento sustentável para nossa região.
A região do ABCDMRR, antes protagonista do desenvolvimento nacional com suas indústrias e setor de serviços, agora, como acontece em todo o país, vive a receção, o desemprego e a alta do preço dos alimentos, resultado das políticas neoliberais dos governos de Temer e Bolsonaro, apoiados pelo PSDB de Dória.
Vemos todos os dias, empresas fechando e empregos que se vão, enquanto aumenta a fome e a miséria de nosso povo.
A campanha e o mandato estadual de Ricardo Alvarez estarão comprometidos com um projeto de desenvolvimento regional que seja sustentável do ponto de vista ambiental, voltado para diminuir as diferenças sociais e melhora a qualidade de emprego e renda em nossa região.
Apoiar políticas de incentivo à pequenas e médias empresas, lutar pela regularização do trabalho informal, estimular iniciativas de economia solidária, trabalhar pela formação e capacitação de nossa juventude para o mercado de trabalho, facilitar o canal de diálogo entre empresas, sindicatos e poder público para evitar novos fechamentos de empresas,
Propor e defender legislações que regulem a atividade econômica em acordo com as boas práticas de preservação do meio ambiente e defesa do bem-estar e da saúde da população.
Defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas.
Nossa região tem especificidades na luta pela preservação do meio ambiente e o mandato de Ricardo Alvarez, como vereador de Santo André, tem acompanhado e atuado nessas causas e essas lutas certamente terão continuidade em um mandato na Assembleia Legislativa.
Destaca-se: a luta vitoriosa contra a licença ambiental ao chamado “Porto Seco” de Mauá, a luta contra a poluição do Polo Petroquímico do ABC, que causa severos danos à população de Mauá, Santo André e partes da zona Leste do município de São Paulo, a questão das águas da represa Billings que é integrada à Guarapiranga e ao sistema Alto Tietê e a questão das ocupações em áreas de manancial.
Também em nossa região, está parte importante do Parque Estadual da Mata Atlântica, o maior bioma continuado de Mata Atlântica no Brasil e último refúgio para inúmeras espécies, algumas ameaçadas de extinção.
Além de proteger a natureza e lutar contra quem a destrói, é preciso apostar em educação ambiental, em esclarecimento da população sobre o descarte adequado de resíduos, apoiar o ecoturismo e garantir fiscalização que seja, ao mesmo tempo, eficaz e educativa.
Além disso, temos alegria de termos nos municípios do ABCDMRR, comunidades de povos indígenas e populações indígenas em situação urbana, que merecem toda a atenção e defesa por parte do PSOL, da campanha e do futuro mandato estadual de Ricardo Alvarez.
Lazer, cultura e esporte para todas e todos.
A democratização do acesso à cultura, ao lazer e ao esporte, certamente são parte importante da construção da cidadania.
Em nossa região, a distribuição de praças e equipamentos de cultura se concentra nos centros e áreas mais ricas, enquanto as periferias têm enorme carência de opções. Nosso compromisso é trabalhar para que praças, bibliotecas, centros de informática, teatros e cinemas estejam “onde o povo está”.
Promover parcerias entre o poder público, empresas e organizações populares para promover atividades culturais em todas as cidades, garantir transporte para que as populações da periferia, principalmente estudantes, tenham acesso às atividades esportivas e culturais da cidade. Promover artistas populares e manifestações da população. Defender a batalha da Matrix, de São Bernardo, importante espaço de manifestação da cultura Hip Hop. Valorizar a memória e a cultura familiar de nossa população, boa parte formada por negras e negros e famílias oriundas do Nordeste brasileiro.
Direitos Humanos – Combate às opressões, desigualdades e preconceitos, com especial atenção às políticas dirigidas às mulheres.
Vivemos um período de verdadeiro ataque a direitos já conquistados, e de retrocesso na luta pela proteção dos direitos humanos, sobretudo dos setores sociais historicamente discriminados. A promoção, por parte do fascismo, de horrores como a homofobia, o preconceito racial, o machismo e a misoginia, nos colocam o desafio de radicalizar nossa luta.
Defendemos o aprimoramento de políticas públicas que garantam acesso a serviços básicos e essenciais, ampliando direitos, especialmente dos mais vulneráveis, e um papel determinante do estado, no combate permanente a todas essas formas de opressão e preconceito. Ao machismo, que violenta, mata e impõe a desigualdade às mulheres. Combate à intolerância irracional ao LGBTQIA+, que gera violência, injustiças e morte. Luta contra o racismo que nega ao povo negro seu lugar de direito e que dilacera vidas jovens nas periferias. Nesse sentido, é preciso pensar em políticas públicas na educação escolar e não escolar, visando a conscientização e promoção dos Direitos Humanos.
É preciso buscar também a diminuição das desigualdades de renda e de oportunidades. A desigualdade é a porta de entrada da violação aos direitos humanos.
A candidatura Ricardo Alvarez terá um olhar especial às políticas públicas dirigidas às mulheres, com projetos que busquem aumentar as ações de prevenção contra a violência doméstica, apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade e a construção e manutenção de equipamentos de referência que possam abrigar mulheres em situação de emergência, como Casa Abrigo e Casa de Passagem.
Defesa do funcionalismo público e dos serviços do estado com qualidade, especialmente saúde e educação.
Vivemos uma verdadeira guerra promovida pela direita, contra servidoras e servidores e contra o serviço público. Essa guerra consiste não só no ataque a direitos, como salário, aposentadoria e plano de carreira, mas também é uma guerra ideológica que procura desacreditar o estado como promotor de justiça social e prestador de serviços fundamentais.
O PSOL e a candidatura de Ricardo Alvarez estão incondicionalmente na defesa de um estado onde os recursos dos impostos sejam destinados a melhorar cada vez mais os serviços públicos para nossa população e a garantir condições justas e dignas de trabalho para servidores e servidoras.
Nossa especial atenção está nas áreas da saúde e educação pública, tão sensíveis e necessárias às populações empobrecidas pelo capitalismo.
A defesa de um SUS cada vez mais forte, bem equipado, com valorização do quadro funcional e com o desenvolvimento de políticas específicas. Para a saúde das mulheres, com programas de prevenção de problemas como o câncer de mama e de útero, cuidado pré-natal e atendimento à mulher no puerpério. Programa de acompanhamento pediátrico considerando questões como a programação de vacinação das crianças e acompanhamento nutricional. Legislação para instituir medidas de saúde pública a homens transexual com útero.
O PSOL e a candidatura Ricardo Alvarez defendem educação pública universal e de qualidade para toda a população. Durante o desgoverno de Bolsonaro, a educação tem sido vítima de cortes profundos de orçamento que atingem, desde a pré-escola até a pesquisa universitária, e de sucessivas tentativas de desqualificação dos profissionais de ensino, aparelhamento do Ministério da Educação e Cultura (o MEC) para revisionismos ideológicos e corrupção, uso indevido da verba do FUNDEB e ataques à direitos trabalhistas de professoras e professores. Nosso compromisso é o de reconstruir a educação pública, propondo sempre que os investimentos privilegiem as áreas e regiões que mais necessitam, e garantir que a escola seja um espaço de livre pensar, de diversidade e de democracia.
Conheça as propostas de Ricardo Alvarez
A candidatura de Ricardo Alvarez aponta para uma cidade inclusiva, sustentável, democrática e com justiça social
Direito à cidade, inclusão e justiça social
Aprimoramento de políticas públicas que garantam acesso à serviços básicos e essenciais, ampliando direitos, especialmente dos mais vulnerávei. Garantindo a universalidade como um princípio na gestão. Uma cidade habitável, culta, educada, móvel e acessível é, antes de mais nada, inclusiva.
Participação popular e defesa da democracia
Ampliar a participação direta e indireta da população andreense na tomada de decisões e nos rumos da gestão municipal. Além disso, em tempos de obscurantismo e aumento do ideário fascista, nosso mandato será uma trincheira firme na defesa da democracia e da liberdade, contra o autoritarismo e o retrocesso.
Combate às opressões e às desigualdades
Combate permanente a todas as formas de opressão e preconceito. O mesmo machismo que violenta, impõe a desigualdade às mulheres. Ou a intolerância irracional ao LGBTQIA+ e a grave violência sofrida. O racismo que nega ao povo negro seu lugar de direito e que dilacera vidas jovens nas periferias.
Respeito ao meio ambiente, por uma vida sustentável
Não é possível aceitar mais a exploração desenfreada dos recursos naturais em nome de um “pseudo desenvolvimento”, destruindo biomas, áreas de preservação, rios, nascentes e tudo que se coloque no caminho do lucro. Queremos uma política ambiental responsável, que busque o equilíbrio entre sociedade e meio ambiente.
Valorização das e dos servidores públicos
A qualidade dos serviços públicos passa pela valorização das servidoras e servidores, assegurando salários dignos, condições adequadas de trabalho e qualificação na carreira. Também é preciso colocar um fim ao imenso loteamento de empresas que parasitam os serviços públicos de Santo André e que entregam serviços a quem do esperado.