PL apresentado pelo vereador Ricardo Alvarez (PSOL), que prevê conscientização e prevenção da doença, segue para análise do prefeito

 

O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) de Santo André conquistou, nesta terça, 10, a aprovação do projeto que cria o Dia Municipal de Conscientização, Prevenção e Assistência às Pessoas Portadoras do Traço ou da ANEMIA FALCIFORME

Aprovado em duas votações, o projeto segue agora para a análise do prefeito Gilvan Jr. (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria. No caso de não se manifestar no prazo previsto, o projeto será automaticamente promulgado pelo presidente da Câmara. 

“Essa é uma doença que afeta principalmente a população negra e a falta de conhecimento traz transtornos e sofrimento a esses pacientes. Com essa lei, trazemos a discussão e a preparação para rede municipal atender a população andreense”, afirmou Alvarez.

A Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, de onde o nome “falciforme”. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se facilmente, causando anemia. 

Estes glóbulos alongados não conseguem passar através dos pequenos vasos sanguíneos, bloqueando a circulação do sangue em diversas partes e tecidos do corpo humano. 

Como resultado, os pacientes apresentam episódios de intensa dor, suscetibilidade às infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, a morte precoce. 

Essa é uma condição que está presente majoritariamente em pessoas negras, mas também em miscigenados que podem apresentar traços da anemia, mas não a doença. 

O “teste do pezinho”, realizado em recém nascidos antes da alta hospitalar, detecta a presença da doença, assim como outras hemoglobinopatias. Porém, como o teste é realizado para esta finalidade apenas a partir de junho 2001, de acordo com a portaria MS 822/01, muitos nascidos anteriormente podem não ter conhecimento e apresentarem sofrimento em função da doença sem diagnóstico apropriado. 

 

Outras proposituras protocoladas nas sessões 3 e 4 de 10 de fevereiro de 2026. 

Requerimento de informação

 

Indicação

 

Voto de Aplauso

  • Ao lançamento do atlas ilustrado da produção cultural nas periferias de Santo André, O SUL COMO NORTE, da rede Beija-Flor de bibliotecas.