O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) cobrou na sessão desta terça, 25, informações da prefeitura sobre a APLICAÇÃO E ANDAMENTO do Plano Municipal de Arborização Urbana na cidade de Santo André.
O Plano tem base na Lei 8.628/2004, que estabelece as diretrizes para a arborização urbana e disciplina a gestão e manejo das áreas verdes e locais arborizados no município, prevê a substituição de árvores por espécies adequadas.
No requerimento, o parlamentar questiona sobre os locais e espécies suprimidas na cidade e a quantidade, o tipo, o local e o custo das substituições feitas pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
O gabinete do vereador informou que tem recebido inúmeras reclamações e questionamentos de munícipes sobre a supressão e retirada de indivíduos arbóreos sem a perceber a reposição adequada no perímetro urbano.
“A remoção de diversas árvores pela cidade toda é mais do que evidente. Queremos saber sobre a reposição e a substituição das espécies. Não adianta alterar o nome da Secretaria (para Mudanças Climáticas), sem agir efetivamente na cidade”, criticou Alvarez.
Preservação ambiental
O vereador protocolou ainda nesta terça uma Indicação para que a prefeitura tome MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, entre elas instalação de telhados verdes, coleta de lixo subterrânea e melhorias na coleta seletiva, entre outras.
Outras proposituras protocoladas nas sessões 71 e 72, de 25 de novembro de 2025.
Requerimentos de informação
- Sobre a parceria da prefeitura com o CENTRO LEMANN para aplicação do ensino integral.
- De inclusão nos anais da Câmara do texto UM ESCÂNDALO QUE EXIGE UMA INVESTIGAÇÃO MASTER.
Indicação
- Para a equiparação do adicional de insalubridade dos TRABALHADORES TERCEIRIZADOS com o dos agentes de trânsito.
Voto de Aplauso
- Ao time da CELESTE PROLETÁRIA pelo aniversário de 10 anos de fundação.
Emendas ao Orçamento 2026