A abertura da exposição Traços de Afeto, que aconteceu no último sábado, 25, na livraria Alpharrabio, recebeu um VOTO DE APLAUSO protocolado pelo vereador Ricardo Alvarez (PSOL) na Câmara Municipal.
O evento reuniu 53 obras, entre aquarelas, colagens, fotografias, desenhos, esculturas e gravuras, proposto solidariamente pelos 34 artistas envolvidos, em parceria com o Ateliê Natureza Impressa, com a venda das obras revertidas à Alpharrabio.
No primeiro semestre deste ano, o espaço físico da livraria sofreu com arrombamentos e assaltos, tendo ficado sem energia por vários dias, uma vez que, além de equipamentos e utensílios, toda a fiação foi roubada.
Para além da exposição, foi um sábado de celebração, que reuniu mais de 300 pessoas, com apresentações artísticas de Carlos Lotto, Fernando Sardo, Lelle Ferreira e Emerson Santtana, Marcos Lemes e Sergio Lima.
A previsão é de que as obras fiquem expostas até o mês de dezembro na própria livraria, que fica na r. Eduardo Monteiro, 151, no Jardim Bela Vista, em Santo André, e também será montado um catálogo digital do material disponibilizado.
Para a escritora, poeta e fundadora do espaço cultural, Dalila Teles Veras, “essa exposição, celebra o encerramento da bonita campanha solidária que reuniu os chamados ‘Alphas’, amigos da Alpharrabio.”
Desde abril, foi montado um grupo de artistas, escritores, produtores culturais, amigos, amigas e frequentadores da livraria para ajudar a reparar os prejuízos financeiros, mas principalmente apoiar afetivamente os responsáveis pelo espaço.
De acordo com o texto divulgado por Dalila para a exposição, “viver num país com tanta desigualdade, leva alguém a destruir toda a fiação de uma casa para vender o cobre que não lhe renderá outra meia dúzia de ‘cobres'”.
E completou, “esses, por ignorância e embrutecimento, erram o alvo prejudicando justamente os que tentam fazer algo pela erradicação da vergonhosa desigualdade e pelo incentivo ao pensar”.
A celebração foi carregada de afeto, com participação efetiva dos convidados e convidadas durante as apresentações culturais e recheada de reencontros entre as diversas pessoas que passaram pelo espaço neste sábado, entre 11h e 16h.
A livraria e editora Alpharrabio existe há 33 anos em Santo André e é reconhecidamente um dos mais importantes polos de produção e resistência cultural, com dedicação a promover e dar voz a escritores e artistas da região do Grande ABC.
Expositores
Entre os artistas envolvidos estão Alexandre Barasino, Anderson Caffeh, Andrea Cabrini, Antonio Nogueira, Bruna Marassato, Cibele Aragão, Daniel Tossato, Dumas Seixas, Edvania Rêgo, Eduardo Nunes , Elaine Casalotti, Fernando Ferreira, Gamah, Jairo Costa, Júlio Bastos, Liliane Santos , Lourdes Sakotani, Lucilene Trinca, Marcello Vitorino, Marcia Rosenberger, Marino Bedin, Nário Barbosa, Nilo de Almeida, Regina Kutka, Regis Ribeiro, Roberto Parizzoti, Rodrigo Pinto, Sueli Bonfim, Tânia Turcato, Tatá Anastácio, Tony Gonzagto, Valdo Rechelo, Wilson Rodrigues e Zhô Bertholini.
Outras proposituras protocoladas nas sessões 63 e 64, de 28 de outubro de 2025.
Requerimentos de informação
- Sobre o FECHAMENTO DE SALAS DE AULA em 2025.
- PONTUAÇÃO de professores e professoras na rede municipal.
- Sobre a DUPLICAÇÃO DA RODOVIA Índio Tibiriçá.
- Melhorias na PRAÇA SÃO SEBASTIÃO.
- À Sabesp por melhorias na RECOMPOSIÇÃO ASFÁLTICA na cidade.
- À Câmara dos Deputados pelo arquivamento da PEC relacionada à REFORMA ADMINISTRATIVA.
Indicações
- Para realização de estudos técnicos com base no conceito de CIDADE-ESPONJA.
- LIMPEZA E ORDENAMENTO em terreno vizinho das CRECHES GUARATINGUETÁ I e II.
- Melhoria na SEGURANÇA na avenida Guaratinguetá, no Alzira Franco.