A iniciativa busca evitar que o material utilizado por diabéticos, que tem dificuldade de conseguir as caixas específicas para o descarte, sejam jogados em lixo comum. 

O mandato do vereador Ricardo Alvarez (PSOL) protocolou na sessão desta terça, 23, uma Indicação para que as UBSs de Santo André recebam AGULHAS, SERINGAS E CANETAS para tratamento de diabetes descartadas pela população, acondicionados em garrafas PET. 

Atualmente, não existe na cidade uma política pública para o recebimento do material utilizado pelos andreenses, o que, em muitos casos, acaba levando ao descarte irregular em em lixo comum, o que pode agredir a saúde pública e o meio ambiente. 

Em Santo André, as UBSs recebem esse material apenas se acondicionado em caixas de papelão específicas, de acesso mais difícil e não disponíveis nas unidades de saúde da rede municipal. 

“Essa forma de descarte já acontece em diversos municípios, inclusive na cidade de São Paulo, e pode facilitar a vida da população andreense, uma vez que a prefeitura não tem esse tipo de política pública implementada”, destacou o vereador. 

 

Outras proposituras protocoladas nas sessões 53 e 54, de 23 de setembro de 2025.

Requerimentos 

  • Acerca da ocorrência de SEPULTAMENTOS  de não moradores da cidade no cemitério do Curuçá. 
  • Sobre as CERCAS INSTALADAS no Largo dos Padeiros, em Paranapiacaba. 
  • Sobre o número de servidores lotados no cargo de SERVENTE GERAL

 

Indicações

 

Emendas rejeitadas ao PL que altera funcionamento do Conselho Tutelar