O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) protocolou um Requerimento de Informações sobre as medidas a serem tomadas pela prefeitura para MITIGAR OS IMPACTOS DO TARIFAÇO promovido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, na cidade de Santo André. 

De acordo com matérias publicadas pela imprensa local, o prefeito de Santo André, Gilvan Jr. (PSDB), esteve em reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), em que apresentou dados sobre a importância industrial da cidade. 

Na reunião, que aconteceu na quarta-feira passada, dia 6 de agosto, e foi promovida pela Frente Nacional de Prefeitos, o vice-presidente se comprometeu a tratar do tema e tomar medidas de proteção da indústria nacional. 

O prefeito de Santo André, no entanto, não deu detalhes sobre as medidas tomadas localmente para combater os impactos, mesmo com o compromisso e o apoio que o Governo  Federal vem dando às cidades mais atingidas. 

O vereador já tinha protocolado no dia 5 de agosto, antes do início da vigência do Tarifaço, uma Indicação para que a prefeitura criasse uma CÂMARA DE SOLUÇÕES para reduzir os efeitos da medida contra a classe trabalhadora e os setores econômicos afetados. 

No primeiro semestre de 2025, Santo André exportou cerca de R$ 500 milhões, sendo que 35% foi destinado aos Estados Unidos. Deste montante, 26% é do setor de borracha. Vale lembrar que a cidade tem duas empresas nesta área, a Bridgestone e a Prometeon. 

 

Outras proposituras protocoladas nas sessões 41 e 42, de 12 de agosto de 2025.

Requerimentos 

 

Indicação

 

Moção de Repúdio

  • Pela VIOLÊNCIA SOFRIDA por uma agente de trânsito por exercer a sua função, no dia 01 de agosto. 

 

Voto de Pesar