A proposta foi protocolada nesta terça, 5 de agosto, um dia antes da decisão autoritária, unilateral e apressada do governo norte-americano entrar em vigor. 

Na semana em que entra em vigor o Tarifaço do governo norte-americano de Donald Trump, o vereador Ricardo Alvarez (PSOL) indicou à prefeitura de Santo André que crie um CÂMARA DE SOLUÇÕES contra os impactos da medida na cidade. 

De acordo com o documento, “Cabe ao Poder Executivo estruturar, em conjunto com os setores econômicos afetados e com as representações de trabalhadores e trabalhadoras (Sindicatos e Centrais), buscar alternativas para esse momento.” 

“A medida do bufão Trump, que tá de birra com os BRICS, impacta diretamente a nossa cidade e a prefeitura precisa criar um GABINETE DE CRISE com os trabalhadores e os setores econômicos impactados pelo Tarifaço”, propôs Alvarez. 

A Indicação protocolada propõe ainda alternativas para mitigar a ação autoritária e unilateral do governo norte-americano e sugere a extensão das ações construídas pela cidade ao Consórcio Intermunicipal, a fim de resguardar toda a região do Grande ABC. 

No primeiro semestre de 2025, Santo André exportou cerca de R$ 500 milhões, sendo que 35% foi destinado aos Estados Unidos. Deste montante, 26% é do setor de borracha. Vale lembrar que a cidade tem duas empresas nesta área, a Bridgestone e a Prometeon. 

 

Outras proposituras protocoladas nas sessões 39 e 40, de 6 de agosto de 2025.

Requerimentos 

Indicação

Voto de Aplauso

  • Pela luta da mulheres na manutenção da LEI MARIA DA PENHA, que completa 19 anos de existência. 

Voto de Pesar