Primeiro boxeador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica em 1968, nas Olimpíadas do México, fará depoimento ao final do filme. Foto Rodrigo Pinto
O mandato do vereador Ricardo Alvarez (PSOL) organiza neste sábado, 24 de maio, às 17, na Câmara Municipal de Santo André a exibição gratuita do filme Servílio, que conta a trajetória do pugilista brasileiro Servílio de Oliveira.
O atleta sagrou-se como o primeiro medalhista olímpico da história do boxe brasileiro ao conquistar o bronze nas Olimpíadas realizadas no México, em 1968. O feito histórico garantiu ao Brasil a 14ª medalha da história do país nos Jogos.
“Pra mim é uma honra o reconhecimento da minha trajetória. Mas, o mais importante, é essa referência que fica pra juventude que está crescendo ver que é possível continuar essa história”, afirmou Servílio.
A realização do documentário é uma iniciativa da produtora independente andreense MurMur, com direção do cineasta Guilherme Escapacherri e investimentos da Lei Paulo Gustavo de incentivo cultural.
A realização do evento conta com apoio de entidades como a UFABC, com o curso Africanidades, a Primavera Negra do PSOL, a Confederação de Capoeira Desporto do Brasil, a Federação Paulista de Capoeira, o FonsanPotma, o Ilê Ajê e as entidade Berimbras e Cadernos Negros.
História de vida
Homem negro de origem humilde, Servílio foi obrigado a trabalhar desde cedo para ajudar no sustento da família e, mesmo diante das dificuldades, destacou-se ainda jovem em ringues amadores.
À época da conquista do bronze, Servílio era metalúrgico na antiga fábrica da Pirelli, em Santo André, e trabalhava durante o dia, tendo que treinar no período da noite. Mesmo com essa sobrecarga, conquistou a medalha inédita para a categoria.
Tendo como ídolos, o brasileiro Éder Jofre, campeão mundial de boxe em 1960, e o norteamericano Muhammad Ali, um dos maiores atletas de todos os tempos, Servílio atuou na categoria peso-mosca.
Foi campeão de A Gazeta Esportiva, hoje Forja dos Campeões, o maior campeonato brasileiro da época, além de ser campeão Latino-americano (1968), Sul-americano (1970), Brasileiro (1969 e 1977) e terceiro colocado no ranking mundial, em 1971.
Formou-se advogado depois que se aposentou dos ringues e atualmente é comentarista de boxe na emissora ESPN.
Detalhe da medalha de bonze conquistada na Olimpíadas de 1968, na Cidade do México. Foto Rodrigo Pinto
O filme
Servílio é um longa-metragem documental desenvolvido pela Murmur Filmes, uma produtora audiovisual independente do Grande ABC, criada em 2020, e foi lançado oficialmente no Murmur Fest II, que aconteceu em São Bernardo do Campo.
A direção do documentário é de Guilherme Escapacherri e a equipe da produtora conta ainda com Jefferson Mendes, Laís Perigo, Lohan Duarte, Lucas Caciolatto e Pedro Freitas.