O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) protocolou na sessões desta terça, 18, requerimento para que o escolhido para a presidência da Fundação ABC (FUABC) para o próximo mandato passe por uma SABATINA na Câmara de Santo André.
A escolha do presidente da entidade, que tem orçamento previsto de R$ 4,4 bilhões para o próximo ano, é feita de forma alternada e consensual pelos prefeitos das cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano.
A escolha atual, no entanto, tem gerado polêmicas, uma vez que o Centro Universitário da Faculdade de Medicina ABC (FMABC), mantida pela FUABC, defende a substituição do atual reitor, Luiz Mário Pereira de Souza, há oito anos no comando.
O Conselho também cobra uma “auditoria independente” para entender a situação financeira da Instituição e afirma que a FUABC tem uma dívida de cerca de R$ 40 milhões com a Faculdade de Medicina.
Nesta quarta-feira, estudantes e funcionários da FMABC realizaram um ato de protesto pedindo a oxigenação e mudança na indicação do próximo presidente da sua mantenedora, que nega dívidas com a Faculdade.
Na Câmara Municipal de Santo André, outra cobrança que acontece é a de que esta cidade indique o próximo presidente da instituição, uma vez que o atual reitor, que é uma indicação do então prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, à época no PSDB, e se mantém por conta de uma divergência entre os atuais prefeitos.
FMABC na rede municipal
O vereador andreense apresentou, ainda nesta terça-feira, um outro Requerimento de Informação em que cobra da prefeitura a lista de funcionários, com dados de salário, cargo e data de admissão, da FMABC que trabalham na rede municipal de Saúde.
“Já ouvi conversas de que até vereadores indicaram pessoas para trabalhar em UBSs do município e as coisas não podem ser assim, principalmente na área da Saúde, que é um gargalo da cidade nestes últimos anos”, explicou Alvarez.
Outras proposituras protocoladas nas sessões 69 e 70, de 18 de novembro de 2025.
Requerimentos de informação
- Sobre a constante FALTA DE REMÉDIOS nas unidades da rede municipal.
- Para realização de audiência pública sobre o projeto que institui o CÓDIGO TRIBUTÁRIO de Santo André.
- Sobre o evento de halloween, chamado NOVEMBEER, que aconteceu neste mês em Paranapiacaba.
Indicação
- Por melhores condições de ZELADORIA E FISCALIZAÇÃO no centro de Santo André.
- Pela conclusão da reforma da Sala 1, da EMEIEF SALVADOR DOS SANTOS, na vila Humaitá.
Voto de Aplauso
- Ao programa E AGORA, JOSÉ? de enfrentamento da violência doméstica e transformação da masculinidade.
- À Polícia Federal pela coragem e ações de enfrentamento ao CRIME ORGANIZADO.