Entre as três proposituras relacionadas, dois são Projetos de Lei (PL) para pessoas TEA e servidores com deficiência ou responsáveis por deficientes

O vereador de Santo André Ricardo Alvarez (PSOL) protocolou nesta terça, 13, dois Projetos de Lei relacionados à pauta PCD, sendo um deles voltado às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). 

No PL, o vereador aponta a necessidade de SUBSTITUIR SIRENES E ALARMES POR MÚSICA nos intervalos, entradas ou saídas das aulas das escolas da rede pública de Santo André, a fim de ampliar a inclusão e o bem-estar dos estudantes, sobretudo TEA.  

No outro PL, que o vereador já tinha apresentado em outra legislatura, mas havia sido rejeitado, o parlamentar autoriza a implementação de horário flexível para SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA ou responsável por pessoas deficiente. 

Na sessão que aconteceu na parte da manhã, Alvarez já havia protocolado uma Indicação à prefeitura, antes da apresentação do PL, para que os servidores obtivessem o BENEFÍCIO DO HORÁRIO FLEXÍVEL.  

“A ideia de mudança dos sinais sonoros nas escolas é para criar um ambiente mais acolhedor, com um barulho que não tão estridente e ensurdecedor, o que pode irritar sobretudo as crianças autistas, mas não só elas”, esclareceu Alvarez. 

O projeto andreense foi inspirado em outras cidade que aprovaram a alteração recentemente como São Bernardo, Santos, no litoral paulista, e Araxá, no interior do estado de Minas Gerais. 

 

Outras proposituras protocoladas nas sessões 25 e 26, de 13 de maio de 2025.

Requerimento de informação

 

Indicações

 

Votos de Aplauso

  • Ao CURSO AFRICANIDADES, que articula educação, arte, cultura afro-brasileira e direitos humanos, da UFABC. 
  • Ao Conclave que escolheu o NOVO PAPA Robert Francis Prevost.

 

Voto de Pesar

  • Pela perda do servidor da secretaria de Cultura, CAIO CARVALHO, falecido na semana passada.