O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), vetou nesta sexta, 8, o PROJETO DE LEI n° 13/2023, de autoria do vereador Ricardo Alvarez (PSOL), que autorizava o uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita pelo SUS. 

No autógrafo da matéria, o prefeito não apresenta qualquer justificativa e informa que “as razões do veto serão apresentadas no prazo de 48h…”. O veto agora retorna à Câmara para apreciação dos vereadores. 

Aprovado por unanimidade em plenário no último dia 14 de novembro, o PL garante a distribuição dos medicamentos à base da planta de forma gratuita em todas as unidades da rede municipal. 

“Nossa luta em defesa do acesso gratuito aos medicamentos à base de cannabis vai continuar, agora na Câmara, em busca da derrubada do veto, uma vez que a própria base do prefeito defendeu o uso em plenário”, afirmou Alvarez. 

Atualmente são amplamente conhecidos os benefícios dos remédios extraídos da Cannabis sativa, que se apresenta como uma forte aliada no tratamento de diversas enfermidades, por possuir elevadas propriedades terapêuticas. 

O projeto original também aponta como objetivo geral “proporcionar maior acesso à saúde e atendimento adequado aos pacientes portadores de diversas patologias, em uso compassivo…”

Os remédios à base de canabinoides possibilitam o tratamento de uma série de patologias, como epilepsia, transtorno do espectro autista, Esclerose Múltipla, Alzheimer, fibromialgia, insônia, reumatismo, glaucoma, Parkinson, estresse pós-traumático, dores, tensão e ansiedade, entre outras.