O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) apresentou e aprovou um VOTO DE APLAUSO para a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, na segunda sessão legislativa de 2023 na Câmara de Santo André. 

A propositura, que foi apresentada no Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, tem como objetivo realçar as ações do novo ministério criado pelo governo Lula, com relação ao abandono dos yanomamis, em Roraima. 

“A Sônia Guajajara já merecia todas as homenagens pela sua luta em defesa dos povos originários. Mas a sua atuação rápida e precisa com os yanomamis tem sido fundamental para reduzir a tragédia promovida pelo desgoverno Bolsonaro àquele povo”, afirmou Alvarez. 

O desmonte da Funai, de órgãos do governo federal e a falta de fiscalização do garimpo e do desmatamento na Amazônia, durante os quatro anos de governo Bolsonaro, expuseram a população indígena a uma tragédia comparada por muitos a um genocídio. 

Calcula-se que 570 crianças yanomamis morreram por falta de cuidados básicos ou doenças de fácil tratamento desde quando Bolsonaro abandonou essa população à própria sorte e ao crime que impera naquela região. 

O desastre que vinha acontecendo na Terra Indígena Yanomami tem causado revolta e indignação na população brasileira e até internacionalmente, tamanha a situação de emergência que vigora em Roraima.