O Partido Socialismo e Liberdade de Santo André repudia as tentativas de desmonte e de enfraquecimento do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que vem acontecendo nos últimos tempos. 

Lembramos que o colegiado é uma iniciativa do ex-prefeito de Santo André,  Celso Daniel, em busca de soluções e ações conjuntas para problemas comuns aos sete municípios da nossa região. 

Criada em 1990, a instituição se tornou, ao longo do tempo, um órgão público, capaz de abrir processos licitatórios, receber recursos estadual, federal e de órgãos internacionais, e realizar projetos à população a partir de Grupos de Trabalho. 

A tentativa de saída do colegiado das prefeituras de São Bernardo e de São Caetano, que atualmente são devedoras do Consórcio, é uma afronta à construção de políticas públicas e reforça o descaso e a  precarização no atendimento à população mais vulnerável.  

Destacamos o risco de se acabar com iniciativas como a da Casa Abrigo Regional ABC, que tem como objetivo garantir a segurança e a proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

O PSOL-SA manifesta repúdio à tentativa de saída desses prefeitos, sem qualquer diálogo com a comunidade e com órgãos de controle social das sete cidades, e alerta sobre o risco de prejuízos incalculáveis à população do ABCDMRR.