O mandato do vereador Ricardo Alvarez (PSOL) apresentou até a sessão do dia 24 de novembro 12 emendas à proposta de orçamento protocolada pelo poder executivo para o ano de 2023, em Santo André.
O vereador conseguiu ainda que a segunda votação da peça fosse adiada em uma sessão, ficando para a próxima terça, 29, a fim de ampliar o tempo de discussão do orçamento na Casa. A primeira votação aconteceu no dia 22 de forma acelerada pela gestão municipal.
“Essa prática do atual governo de apresentar projetos complexos e pressionar pela votação rápida é extremamente prejudicial à discussão e ao bom andamento do processo na Câmara”, criticou Alvarez.
Nesta mesma semana, a duas sessões do recesso legislativo, a atual gestão também protocolou projetos vinculados à secretaria da primeira-dama, que foram votados em apenas dois dias, sem permitir discussões pelos parlamentares.
“É a forma tucana de governar, sem participação popular, sem trabalho de escuta da população e tentando enfraquecer o trabalho legislativo, evitando a discussão mais aprofundada dos projetos. Com o nosso gabinete não é assim”, afirmou Alvarez.
De acordo com o vereador, todas as emendas protocoladas pelo seu mandato são fruto de demandas sociais e discussões coletivas com grupos e com a sociedade civil organizada, para melhorar e aperfeiçoar o orçamento municipal.
“O orçamento precisa ser o reflexo dos anseios e as expectativas da população e não uma peça burocrática enfiada goela abaixo pelo gabinete do prefeito e a Câmara é um dos caminhos para refletir as necessidades e demandas populares”, definiu o vereador.
Acesse os links para conhecer as propostas de emendas ao PL PMSA n° 35/22:
Distribuição Gratuita de alimentos
Prevenção das Violências de Gênero
Equidade e enfrentamento das violências de gênero