O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) realiza no dia 18 de novembro uma plenária em que vai debater a lei que garante o reconhecimento dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana presentes no Brasil e, em especial, em Santo André. 

O evento, intitulado “Homens e Mulheres Africanas: Da África para o Brasil”, vai discutir tanto a Lei Federal (PL 1279/22) que já existe, quanto o projeto de lei apresentado pelo vereador na cidade do ABC Paulista. 

O PL em âmbito municipal (conheça AQUI), que tem como base a lei federal, foi protocolado em setembro de 2022 e busca ainda tornar as práticas e os saberes ancestrais como patrimônio cultural de natureza imaterial da população africana no município. 

O debate acontecerá com a presença de diversas lideranças que representam as comunidades de matriz africanas locais, entre elas a Ìyálorisà Adriana t’Ọmọlú, a professora dra. Elizabete Umbelino de BarrosIya Monadeosi e o Iyalorixá do Ilê Axé Iya Oloxum. 

“Queremos levantar a discussão para a criação de um inventário capaz de identificar e registrar toda a diversidade das práticas e culturas africanas preservadas e transmitidas até hoje pela população negra aqui em Santo André”, afirmou Alvarez. 

De acordo com o projeto, “os povos tradicionais de matriz africana não se constituem em uma unidade homogênea, mas em uma diversidade integradora. A tradição… é entendida não como uma fixação ao passado… mas como lugar onde o ritual representa… a celebração da origem de todos.” 

A plenária vai acontecer na Câmara Municipal de Santo André, no dia 18 de novembro, a partir das 19h, e estará aberta à população andreense como um todo. 

“Queremos convidar todos e todas para essa conversa que busca, além de valorizar a cultura africana, garantir serviços e políticas públicas voltadas para essa população, que é fundamental na construção da história e da sociedade brasileira”, defendeu Alvarez. 

Serviço

Plenária Homens e Mulheres Africanas: Da África para o Brasil

Dia 18 de novembro de 2022, às 19h

Câmara Municipal de Santo André

Praça IV Centenário, 4 , Centro