O eucalipto centenário conhecido como Pau da Missa em Paranapiacaba desabou no último dia 20 de outubro à noite. Além de compor um cenário tradicional, o eucalipto era um marco histórico e um patrimônio cultural e material na paisagem da vila.
Localizada em ponto estratégico entre a Parte Baixa e a Parte Alta de Paranapiacaba, na rua da Estação, em frente ao Viradouro, a árvore se caracterizou como mural de fixação de mensagens e avisos de missas, falecimentos e eventos culturais ao longo do tempo.
Há anos, a árvore já apresentava sinais de doença e uma inclinação acentuada que poderia levar a uma queda repentina, caso não fossem tomadas providências com relação aos cuidados e manutenção do monumento.
Vale lembrar que a cabine do 5° Patamar, que faz parte do patrimônio histórico material do sistema funicular da vila, também foi encontrada no chão em maio deste ano, cinco meses antes dessa perda do Pau da Missa.
“É esta riqueza histórica material e imaterial que vem sendo degradada ao longo dos anos da nossa querida vila de Paranapiacaba, por falta de ação do poder público ao nosso maior patrimônio”, lamentou o vereador andreense Ricardo Alvarez (PSOL).