O vereador do PSOL, Ricardo Alvarez, apresentou um projeto de lei na Câmara de Santo André que reconhece os povos e as comunidades tradicionais de matriz africana na cidade.
Se aprovado, o projeto torna as práticas e os saberes ancestrais da população negra como parte do patrimônio cultural de natureza imaterial historicamente presentes no município do Grande ABC.
“Queremos levantar a discussão para a criação de um inventário capaz de identificar e registrar toda a diversidade das práticas e culturas africanas preservadas e transmitidas até hoje pela população negra aqui em Santo André”, afirmou Alvarez.
De acordo com o projeto, “os povos tradicionais de matriz africana não se constituem em uma unidade homogênea, mas em uma diversidade integradora. A tradição… é entendida não como uma fixação ao passado… mas como lugar onde o ritual representa… a celebração da origem de todos.”
“Precisamos, além de reconhecer e valorizar a cultura africana, garantir serviços e políticas públicas voltadas para essa população, que é fundamental na construção da história e da sociedade brasileira”, defendeu Alvarez.