O candidato a deputado estadual pelo PSOL, Ricardo Alvarez, entrou com uma ação de investigação na Justiça Eleitoral, com pedido liminar de urgência, por abuso de poder político e econômico da candidata a deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania).

VEJA A ÍNTEGRA DA AÇÃO JUDICIAL ELEITORAL

A peça aponta o espaço que a candidata recebeu nas páginas impressas e nos canais digitais do jornal Diário do Grande ABC como ilícitos eleitorais, com a utilização indevida do veículo, o que configura abuso de poder político, econômico e de autoridade da campanha.

“É flagrante o abuso de poder político da candidatura, uma vez que ela se beneficia do status de ser a primeira-dama de Santo André e de ter ocupado o primeiro escalão do atual governo até o início deste ano para ocupar espaço na publicação”, explicou Alvarez.

Há também publicidades pagas com dinheiro público pela gestão do prefeito Paulo Serra, nas páginas do mesmo jornal, para beneficiar e promover a imagem da candidata, ex-presidenta do Fundo de Solidariedade e esposa do prefeito de Santo André.

O processo de investigação responsabiliza também o superintendente do jornal, Marcos Bassi, e o diretor de redação, Sérgio Vieira, como representantes legais pelas publicações das matérias e dos conteúdos tanto nas edições impressas quanto na internet.

A conduta é apontada como ilícita e abusiva na peça e possui potencial lesivo à liberdade de voto. A Constituição Federal estabelece casos de inelegibilidade para proteger a probidade administrativa e a legitimidade das eleições contra o abuso de poder econômico e político no exercício de função na administração direta ou indireta.

“Esperamos agora uma análise da Justiça Eleitoral sobre a representação em busca de isonomia e do equilíbrio político e financeiro na disputa eleitoral, nesta que é uma das eleições mais importantes dos últimos anos para o país”, finalizou Alvarez.