O mandato do vereador Ricardo Alvarez (PSOL) de Santo André fez uma INDICAÇÃO à prefeitura a criação de um programa de Emprego e Renda na cidade direcionado aos desempregados que moram na ocupação Lélia Gonzalez, do MTST.

A ocupação no bairro Campestre teve início com cerca de 300 pessoas no mês de abril de 2022 e atualmente conta com cerca de 2.400 acampados. A maior parte destas pessoas estão em situação de vulnerabilidade e renda precária.

Na proposta, o vereador indica que a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda de Santo André atenda aos desempregados que se encontram organizados na ocupação a fim de reduzir os impactos econômicos e sociais que atingem a região do Grande ABC.

“Essas pessoas poderiam fazer os serviços de zeladoria nos bairros próximos à ocupação, por meio de uma ação específica de emprego por parte da prefeitura. Seria unir o útil ao agradável. Garante renda a quem precisa e presta serviço que tem deixado a desejar na cidade”, sugeriu Alvarez.

Localizado na alameda Roger Adam, número 169, o terreno que estava abandonado e em situação irregular, faz parte da massa falida da antiga empresa Nordom, que teve pedido de reintegração de posse negado pela justiça em maio de 2022.

“O crescimento acelerado da ocupação em tão pouco tempo é o reflexo da crise econômica e social pela qual passa o Brasil. São 33 milhões de brasileiros e brasileiras passando fome. É uma vergonha, tanta mão de obra sem poder trabalhar. Isso é o governo Bolsonaro”, afirmou.