O vereador Ricardo Alvarez e o médico sanitarista Fernando Galvanese durante evento em comemoração aos 30 anos do SUS da Frente Ampla em Defesa do SUS do ABC.

O vereador de Santo André, Ricardo Alvarez (PSOL), participou no último dia 26 de abril do evento em homenagem aos 30 anos do SUS na cidade e na região do ABC, promovido pela Frente Ampla em Defesa do SUS de Santo André.

Horas antes, na sessão da Câmara, o vereador havia protocolado um VOTO DE APLAUSO à Frente, que organizou o ato que levou o nome de Avanços e Desafios do Controle Social na Conjuntura Regional e Nacional.

“Devemos celebrar o SUS permanentemente. Não fosse o Sistema Único, a letalidade da covid no Brasil seria muito maior. O SUS cumpriu o seu papel e precisa ser valorizado com ampliação e democratização dos atendimentos e recursos”, destacou Alvarez.

Como não poderia deixar de ser, a atual crise na área da saúde em Santo André também foi lembrada durante o evento. Foram citadas desde as últimas alterações da equipe municipal até o caráter mercadológico adotado pela atual gestão municipal.

“A prefeitura de Santo André criou uma estrutura de secretaria paralela com a reinvenção da Faisa. Estão terceirizando e privatizando a Saúde na cidade e jogando o serviço público municipal no buraco”, criticou Alvarez.

Vale lembrar que o índice de mortes por Covid na cidade de Santo André foi maior que as médias estadual e nacional durante a pandemia e a troca de comando na secretaria de Saúde e no atendimento de urgência e emergência da cidade, que trocou a Faculdade de Medicina do ABC por outra organização social.

Participaram da mesa do evento o médico sanitarista Fernando Galvanese, a socióloga e professora da FMABC, Silmara Conchão, e um dos criadores do Observatório Popular da Covid de São Bernardo, Eraldo Souza.