O vereador Ricardo Alvarez protocolou na sessão do dia 26 de abril na Câmara de Santo André um REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO a respeito de um censo voltado à população autista e às famílias atendidas pela rede de atenção psicossocial do município.

O requerimento busca mapear o número, os diagnósticos e o tipo de atendimento e serviços prestados pela administração municipal, entre outras informações, a fim de direcionar as políticas públicas direcionadas a esta população na cidade.

“Precisamos ter uma noção mais exata destes números na nossa cidade para quantificar a situação e poder atender de forma integrada e qualificada esta população. Precisamos pensar em políticas públicas específicas que atendam esse público”, discorreu Alvarez.

O vereador tem se reunido com pessoas autistas, especialistas, pais e mães de crianças autistas para entender as demandas e encaminhar as necessidades ao poder público municipal, que não tem correspondido com atendimento adequado nestes casos.

A solicitação do levantamento é apenas a primeira de muitas demandas apresentadas pelo grupo, que apontou, entre outras necessidades, a precariedade de um trabalho integrado com terapia ocupacional, fisioterapia e psicopedagogia.

“O atendimento privado é muito caro e é importante pensar em políticas específicas de forma que o serviço e o poder público possam dar conta de atender essa população, sobretudo as crianças e adolescentes em âmbito escolar”, disse Alvarez.