Um dia após a demissão da presidenta da Fundação do ABC, Regina Maura, o vereador de Santo André, Ricardo Alvarez (PSOL), protocolou CONVITE DE COMPARECIMENTO tanto ao secretário de Saúde de Santo André, Police Neto, quanto ao vice-presidente que vai assumir o comando da instituição, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

Alvarez, que antecipou a saída da médica há cerca de 15 dias, já tinha solicitado a convocação da própria Regina Maura, após o anúncio do seu afastamento por 10 dias comunicado pela Fundação, mas o pedido não foi aprovado em plenário. O pedido atual ainda não conta com as 11 assinaturas necessárias

“Eu não sei qual é o temor. O que eu sei é que a Câmara tem a obrigação de chamar os agentes responsáveis pelas diversas áreas da administração pública para prestar contas. É papel do vereador fiscalizar e quem se exime da sua função leva a crise junto consigo”, questionou Alvarez.

As reiteradas manifestações de vereadores e vereadoras de Santo André, inclusive da base aliada ao prefeito Paulo Serra, deixam clara a profunda crise pela qual passa a área da saúde na cidade, que tem sido agravada pela disputa política interna na FuABC.

Foi do chefe do executivo andreense a indicação da ex-secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura, com a aprovação dos prefeitos também tucanos Orlando Morando, de São Bernardo, e José Auricchio, de São Caetano, para a presidência da instituição regional.

Neste ano, a Faculdade de Medicina do ABC, que é uma instituição de mais de 50 anos gerida pela Fundação, perdeu contratos na área de urgência e emergência em Santo André para uma outra OSS, a SPDM, o que tem agravado ainda mais a crise.

No ano passado, Serra teve uma tentativa frustrada de emplacar o vereador Almir Cicote, que hoje é seu secretário de Administração, na Central de Convênios, e no início de abril teve que substituir o antigo secretário de Saúde, Márcio Chaves, pelo atual, Police Neto.

Gomes, que assume o comando da Fundação no lugar de Regina Maura, é o mesmo que já exercia a função de vice-presidente na gestão anterior, marcada por polêmicas e questionamentos políticos e econômicos de Adriana Berringer.