O vereador Ricardo Alvarez (PSOL-SA) apresentou REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO sobre a redução da capacidade de armazenamento de água da represa Billings, que abastece as cidades do ABC, neste Dia Mundial da Água, 22 de março.
De acordo com reportagem publicada pelo jornal Diário do Grande ABC, nos últimos sete anos, o reservatório perdeu 10% da sua capacidade de armazenamento por conta do assoreamento. Desde a sua construção, a perda atinge 25% da capacidade total.
“Acontece que depois de quase 30 anos no poder, o tucanato não fez absolutamente nada para a preservação das áreas de mananciais. O resultado é uma grande e grave crise hídrica para a nossa região”, afirmou Alvarez.
Segundo os dados do próprio governo do Estado, a Billings tem uma capacidade original de 995 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 995 mil caixas d´água de mil litros cada. Com a redução de 25% da capacidade, o reservatório perde 248,7 milhões de metros cúbicos.
A qualidade da água começou a ser monitorada em 2015, quando a já havia uma perda de 15% da capacidade de armazenamento. De lá para cá, foram mais 10%, totalizando a atual redução 25% no espelho d’água.
O requerimento do vereador, protocolado na Câmara no último dia 22 de março, é destinado à Sabesp, companhia de abastecimento que gere o reservatório, e solicita entre outras informações qual o volume de esgoto descartado na represa e quais ações estão em prática para evitar e solucionar a situação.
“Uma das atitudes a ser tomada é a de reflorestamento no entorno da represa. Você aumenta a capacidade de infiltração e reduz a quantidade de sedimento jogado na água. O governo do estado tem capacidade técnica para isso. Falta disposição política”, decretou Alvarez.