O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) vai visitar a capital do estado do Pará, Belém, na região norte do país, entre os dias 9 e 14 de março próximos, para representar a Câmara de Santo André em visita oficial àquela cidade.

A viagem tem como objetivo a troca de experiências de políticas públicas entre o legislativo andreense e o chefe do poder executivo de Belém, Edmilson Rodrigues, o primeiro prefeito de uma capital do Brasil eleito pelo PSOL.

“Será uma grande oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelo meu amigo Edmilson, que em apenas três meses de governo implementou um programa de renda básica cidadã na capital paraense, entre outros projetos”, vibrou Alvarez.

O programa, chamado de Bora Belém, era uma promessa de campanha e atualmente garante uma renda de até R$ 500 para famílias em situação de vulnerabilidade. Atende cerca de 15 mil famílias, sendo que 12 mil destas são chefiadas por mulheres.

Em Santo André, Alvarez também apresentou um projeto de lei em fevereiro de 2021, que garantia uma renda emergencial de até R$ 550 para pessoas nas mesmas condições, enquanto durasse o decreto de estado de calamidade por causa da Covid.

“Além de atender às famílias de forma emergencial desde o ano passado, o programa poderia ser usado como um piloto para uma renda básica permanente na cidade de Santo André. Uma pena não ter sido aprovado”, lamentou Alvarez.

O projeto de lei, que atenderia até 100 mil famílias de acordo com os dados do CadÚnico de Santo André, obteve 13 dos 14 votos necessários para aprovação, a partir da articulação do prefeito Paulo Serra.

Já o Bora Belém, que tem o objetivo de atingir um total de 22 mil famílias na capital paraense, completou um ano de existência e tem se consolidado como um programa de sucesso no que diz respeito ao combate à desigualdade social.

Suplência e representatividade
Neste período de afastamento do parlamentar andreense, quem vai assumir a vaga é a primeira suplente, Andreia Barbosa, que também é presidenta do PSOL/Santo André e militante do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

“Já vínhamos programando uma licença para dar espaço à companheira Andreia por conta do 8 de março, data que marca a luta das mulheres. Vamos aproveitar e juntar essas duas ações que consideramos importantes para a nossa cidade”, afirmou Alvarez

Andreia obteve expressivos 2.541 votos na última eleição para vaga de vereadora, ficando em segundo lugar na chapa. O vereador Alvarez vai custear as despesas da viagem.