O mandato do vereador Ricardo Alvarez realiza nesta segunda-feira, dia 29 de novembro, uma audiência pública sobre as Mudanças Climáticas e os desafios que envolvem a cidade de Santo André neste momento de urgência climática. A presença de público está liberada de forma parcial.

O evento sobre o clima prioriza vários olhares para pensarmos o futuro de nossa cidade frente às mudanças climáticas. O destaque são os representantes dos povos originários de Santo André, Silvia Guayaná-Muiramomi e Nívia Pankararu. Além dos especialistas Klaus Frey, professor-doutor de políticas públicas da Universidade Federal do ABC, e da arquiteta e urbanista, Laura Ceneviva. O prefeito Paulo Serra é outro convidado do evento.

A Política Nacional sobre as Mudanças no Clima, que trata do compromisso do Brasil pela redução das emissões de gases do efeito estufa, foi instituída em 2009 e de lá para cá muito pouco foi feito no município de Santo André.

“Nós não vivemos mais uma crise climática. Já estamos numa situação de emergência climática. Por isso quero convidar todos e todas para discutir e propor políticas públicas em âmbito municipal com a participação destes que trazem diversos olhares sobre o debate ambiental”, afirmou Alvarez.

Ceneviva, que tem participação inédita na cidade, foi a coordenadora executiva do Plano de Ação Climática do município de São Paulo, o PlanClima-SP, institucionalizado em junho de 2021. Funcionária pública, participou da elaboração de todos os inventários de emissões de gases de efeito estufa da capital e foi Secretária Executiva do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia por vários anos, bem como do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frotas por Alternativas Mais Limpas, desde a sua criação.

Pankararu atua na SPDM-PAIS (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) por meio do Corporativo de Educação Permanente e Sustentabilidade através do Programa Jovem Aprendiz Indígena (PJAI) da SPDM Saúde Indígena. Também é integrante da Associação Empodera At, Axa e militante pela causa indígena.

Muiramomi é mulher indigena da cidade de Santo André, ativista, pesquisadora, historiadora e estudante de sociologia. Integra ainda a Associação Wika Kwara e o Coletivo Ressurgentes.

Frey é formado em Ciências da Administração (1989) e Doutor em Ciências Sociais (1997), ambos pela Universidade de Constança na Alemanha. Fez pós-doutorado no Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Tecnológica de Berlin, também na Alemanha. Desde março de 2011, é professor-titular em Políticas UFABC, onde leciona nos cursos de Ciências e Humanidades e Políticas Públicas. Além dos programas de pós-graduação em Políticas Públicas e em Planejamento e Gestão do Território.

Com as atuais restrições adotadas pela Câmara, será permitida a participação presencial de até 80% da capacidade total do plenário da Casa e a população pode realizar uma pergunta de até três minutos para os membros da mesa. A participação presencial exige a apresentação do comprovante de vacinação para a entrada.

A audiência também poderá ser acompanhada de forma virtual pelo Youtube da TV Câmara. Perguntas poderão ser enviadas até o dia 28 de novembro para o email eventos@cmsandre.sp.gov.br, com nome completo, RG e endereço ou pelas redes sociais do vereador Ricardo Alvarez.

Serviço
Audiência Pública Mudanças Climáticas e os desafios para a cidade
29 de novembro, das 19h às 20h30
Câmara Municipal de Santo André
Presencial até a capacidade de 80% do plenário
Entrada por ordem de chegada
Obrigatório apresentação de carteira de vacinação contra Covid
Transmissão ao vivo pelo Youtube da Câmara