O mandato do vereador Ricardo Alvarez (PSOL) apresentou um VOTO DE APLAUSO na Câmara ao escritor, jornalista da ESPN e torcedor andreense do Ramalhão, Vladimir Bianchini, pelo livro “Eles calaram o Maracanã – Como o Santo André conquistou a Copa do Brasil de 2004”.

A publicação, lançada no primeiro semestre de 2021, retrata a histórica campanha do E.C. Santo André desde a conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2003, quando o Ramalhão venceu o Palmeiras no Pacaembu lotado, até a vitória sobre o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã em 2004.

“Este é um momento histórico, marcante para o esporte aqui da nossa cidade e da região do ABC. Eu diria que foi uma conquista inesquecível para quem vive aqui em Santo André, independentemente de gostar ou não de futebol”, afirmou o vereador Ricardo Alvarez.

O livro, que possui 224 páginas, com encarte e fotos coloridas, traz os bastidores de uma das maiores conquistas do futebol nacional realizado pelo E.C. Santo André, com as fichas técnicas dos 11 jogos do time naquela competição. O prefácio é do repórter da Folha de São Paulo, Alex Sabino.

Bianchini também classifica a trajetória daquele ano como “a maior conquista do Ramalhão”. No livro é possível conferir episódios inusitados, alguns inacreditáveis, com histórias emocionantes e de superação durante a campanha vitoriosa.

Mas o feito histórico não se limita “apenas” à conquista do time andreense. Para a concretização do livro, o autor realizou um financiamento coletivo, as chamadas “vaquinhas virtuais”, e com a ajuda de amigos e amigas lançou a publicação de forma independente.

À época do lançamento, o vereador Ricardo Alvarez já havia registrado em sua FALA NA TRIBUNA DA CÂMARA a conquista histórica do clube e o trabalho de resgate que valoriza e joga luz sobre a história do esporte de Santo André.

Biografia

Vladimir Bianchini foi criado por muitos anos na Rua 24 de Maio, na Vila América. Treinou atletismo de 1993 a 1999 no Estádio Bruno José Daniel, que virou uma espécie de quintal de sua casa. Aprendeu a andar de bicicleta, a jogar futebol e a soltar pipa naquela região. É torcedor andreense de arquibancada desde garoto e ainda vai a todos os jogos quando possível dentro ou fora de casa. Tem muitos amigos que fez na torcida.

Se formou em Rádio e TV pela UNESP de Bauru e em jornalismo pela FIAM. Começou a carreira na Rádio 94FM de Bauru e passou pela NETCIDADE, como voluntário de 2009 até 2013, e pelo Sistema Globo de Rádio (Rádio Globo e CBN) até chegar à ESPN em 2012 quando foi para a Rádio. Desde 2015 está no site da ESPN e é um dos apresentadores que faz uma coluna do site chamada “Histórias da Bola” e faz participações na TV.