Foto: Alex Cavanha/PSA

O plano de municipalização na Educação apresentado pelo governo Paulo Serra tem gerado uma série de dúvidas na comunidade escolar com relação à forma do processo, desde o custo da transferência até a transição das equipes escolares.

Segundo apresentação feita pela prefeitura em junho, o plano prevê municipalizar toda a rede pública de Santo André, até o nono ano do ensino fundamental, até 2024. Mas não apresenta informações básicas que preocupam a comunidade escolar.

Após conversar com professores, funcionários e representantes da educação, o mandato do vereador Ricardo Alvarez apresentou um REQUERIMENTO à prefeitura em que solicita informações acerca do plano de metas da educação apresentado pelo executivo.

Nele solicita esclarecimentos sobre o plano de transição para professores, diretores, inspetores, merendeiras, cozinheiras e vigias, atualmente vinculados ao governo do estado de São Paulo.

“A instabilidade gerada nos servidores escolares é enorme. Não se sabe quanto tempo levará a absorção dos atuais funcionários e funcionárias ao município, se haverá cortes de profissionais ou se a equipe de limpeza será terceirizada”, afirma Alvarez.

Outras preocupações da comunidade escolar que constam no requerimento de informação protocolado na Câmara estão a utilização dos atuais prédios onde funcionam as escolas e a eventual ampliação da equipes da Secretaria de Educação diante do aumento da demanda.

Veja a lista e a LOCALIZAÇÃO das 17 escolas já anunciadas que devem passar pela municipalização.

1. DR. ALBERTO FRANCIA GOMES MARTINS
2. PROF. ANTONIO DE CAMPOS GONÇALVES
3. PROF. BENEDITO GOMES DE ARAUJO
4. CAMILO PEDUTI
5. CARLOS VICENTE CERCHIARI
6. PROF. CELESTINO BOURROUL
7. PROF. ÊNNIO MÁRIO BASSALHO DE ANDRADE
8. PROF. FELIPE RICCI DE CAMARGO
9. PROF. FRANCISCA HELENA FURIA
10. PROF. GABRIEL OSCAR DE AZEVEDO ANTUNES
11. PROF. HERMÍNIA LOPES LOBO
12. PAPA JOÃO XXIII
13. PROF. JOAQUIM DE CARVALHO TERRA
14. PROF. JOSÉ AUGUSTO LEITE FRANCO
15. DR. JÚLIO PIGNATARI
16. PROF. PAULO SINNA
17. REVERENDO SIMÃO SALÉM