O mandato Ricardo Alvarez, cumprindo compromisso ligado ao meio ambiente, protocolou na sessão desta terça-feira, 14, um requerimento para saber qual estudo foi realizado pela prefeitura para o projeto Banho de Luz, que troca a iluminação pública da cidade.
De acordo com ambientalistas, é necessário uma adequação da iluminação nas grandes cidades urbanas para evitar poluição luminosa a fim de preservar a fauna local, sobretudo as espécies de aves que são fundamentais para o equilíbrio do nosso ecossistema.
“A iluminação pública é fundamental para o bem-estar dos centros urbanos, sobretudo para ajudar na manutenção da segurança nas ruas. Mas precisa ser feita com critério para não aumentar ainda mais o impacto ambiental nestes locais”, afirmou Alvarez.
Segundo estudo publicado pela ArchDaily.com.br, os projetos de iluminação pública não costumam fazer um estudo do impacto tanto para humanos quanto para animais.
“As luminárias urbanas são geralmente localizadas com a intenção de manter uma cidade ativa 24 horas por dia, 7 dias por semana, dentro dos parâmetros de produção, economia e segurança”, destaca o estudo.
É um equívoco imaginar que quanto mais claro o ambiente, melhor. Se faz necessários estudos de avaliação da fotometria, da qualidade, quantidade de luz, direcionamento e temperatura da cor inferior a 3.000 kelvin, uma vez que a luz azul é grande causadora da poluição luminosa.
Veja a publicação AQUI.
“O nosso objetivo é levantar os cuidados com a questão ambiental dentro de Santo André e dos grandes centros urbanos a fim de projetar uma cidade ambientalmente sustentável e que respeite as necessidades do século 21”, disse Alvarez.
Conheça o requerimento na ÍNTEGRA.