O mandato do vereador Ricardo Alvarez (PSOL) protocolou na tarde desta terça, 24, um mandado de segurança com pedido de liminar para que seja instaurado na Justiça de Santo André a CPI do Semasa/Sabesp.

O pedido de abertura de CPI, que também é de autoria do vereador psolista, foi apresentado na sessão do dia 17 de agosto e tem como objetivo investigar o aumento de 23% na conta de água, a baixa qualidade dos serviços e a falta d’água na cidade, após a entrega do Semasa à Sabesp.

O protocolo, que aconteceu em sessão tumultuada e não foi lido em plenário conforme prevê o regimento da Casa, teve quatro das sete assinaturas retiradas após pressão do governo Paulo Serra nos bastidores, o que impediu a abertura da CPI.

“A comissão já deveria estar aberta, uma vez que tinha sete assinaturas e bastava a leitura do protocolo pela mesa diretora para implementação automática”, explicou Alvarez. “Após a falha, o governo manobrou e alguns vereadores retiraram a assinatura”, completou.

Petição
O processo de abertura da CPI que vai investigar o aumento na conta de água em Santo André ganhou apoio na última semana com a criação de um abaixo-assinado de iniciativa popular para angariar assinaturas e pressionar pela aceitação do protocolo pela Câmara Municipal.

“A coleta de assinaturas para a abertura da comissão continua. Agora com esse reforço do abaixo-assinado, que já conta com mil e duzentas assinaturas para pressionar os vereadores e vereadoras, acredito que a comissão será aberta”, afirmou Alvarez.

O abaixo-assinado para pressionar os vereadores a assinar a CPI da água na Câmara de Santo André pode ser encontrado AQUI.